Plano de Actividades

A. Introdução

O plano de actividades, visa a continuidade do trabalho em curso e a realização de novas acções, através de soluções estratégicas, definidas por linhas prioritárias de intervenção, sustentado pelos recursos humanos e materiais existentes e ainda por meios de financiamento a conseguir para a sua concretização, no sentido de reforçar a intervenção da Associação Eurípedes Barsanulfo – Centro Espírita, enquanto entidade que actua na área de assistência social.

Os desafios exigem a necessidade de reforçar a capacidade de trabalho, contando, para o efeito, com a participação dos associados e voluntários, mantendo os níveis de coesão e de interajuda, característicos desta Associação.

O presente Plano de Actividades, enquanto instrumento de gestão e documento diferenciador, visa a implementação de um conjunto de actividades, delineado segundo uma orientação estratégica, centrada na promoção da qualidade de vida dos seus utentes, através da consolidação das redes de apoio; na renovação dos acordos de cooperação; na estabilização dos associados e voluntários apostando na melhoria contínua do seu desempenho; na requalificação do espaço físico da sede, em colaboração com o senhorio e ainda, no cumprimento responsável dos procedimentos de gestão, garantindo um funcionamento sustentável.

B. Objectivos gerais

A Associação Eurípedes Barsanulfo – Centro Espírita evidencia, no seu plano de acção, os seguintes objectivos:

Acção Social

  1. Merenda da Juventude – distribuição de lanches a crianças carenciadas do Bairro dos Navegadores em Oeiras em colaboração com a Associação Unidos pela Caridade, actividade essa reconhecida pela Junta de Freguesia de Porto Salvo.
  2. Sopa Fraterna – confecção e distribuição de sopa em cinco pontos de Lisboa (Santa Apolónia, Xabregas, Martins Moniz, Anjos, Arroios, Rossio e Alcântara) e em Oeiras no Bairro dos Navegadores em colaboração com a Associação Unidos pela Caridade.
  3. Cesta Básica – Distribuição mensal de um conjunto de produtos alimentares de primeira necessidade às famílias carenciadas inscritas na nossa Associação.
  4. Distribuição de Roupa e Calçado – Recolha e distribuição de vestuário e calçado, quer novos, quer em bom estado de conservação e higiene. Estas acções, quando dirigidas aos sem-abrigo, coincidem, na sua distribuição, com a entrega da sopa.
  5. Apoio Domiciliário a Pessoas Acamadas – Garantir qualidade de vida às pessoas idosas ou doentes acamados, através de acções e serviços promotores de níveis de conforto sustentáveis, bem como, combater o isolamento, as desigualdades sociais e ainda, assegurar os direitos da pessoa idosa, independentemente da sua condição sócio-económica, cultural, política ou religiosa.
  6. Visitas a pessoas em internamento hospitalar, cuja família beneficie da acção social da Associação.
  7. Apoio ao nível dos cuidados paliativos e continuados através de cadeiras de rodas e rotatórias, andarilhos, camas articuladas, canadianas, fraldas para crianças e idosos incontinentes e tigelas para a distribuição de sopa em colaboração com a Associação do Bazar do Corpo Diplomático.

C. Entidades parceiras

A Associação Eurípedes Barsanulfo – Centro Espírita enquanto instituição de acção social tem procurado centrar a sua intervenção nas relações de parceria, permitindo assim, garantir a sustentabilidade das actividades e a sua diversificação. Neste sentido, a constituição e o reforço de mais parcerias, formais ou informais, deve ser uma orientação a seguir, norteada pelos seguintes objectivos:

  • Reforçar as relações de parceria, de forma a assegurar a implementação de medidas adequadas à valorização da pessoa idosa;
  • Fomentar a criação de grupos de trabalho no âmbito da Rede Social, para a efectiva rentabilização das sinergias, geradas pelas parcerias que sirvam de suporte à qualidade de vida dos utentes e crianças em situação de desfavorecimento socioeconómico.

Pretende-se, manter e, se possível, alargar o trabalho conjunto com as seguintes entidades:

  • Associação Unidos pela Caridade
  • Junta de Freguesia de Porto Salvo
  • Associação do Bazar do Corpo Diplomático
  • Banco Alimentar